22 - quarta-feira, outubro, 2025
Anuncie aqui

Presidente revela convite e nega indicação de vereadores para comitiva de prefeito

Fonte: Gazeta Digital, créditos da imagem: Allan Mesquita/ GD

A presidente da Câmara de Cuiabá, Paula Calil (PL), esclareceu, nesta terça-feira (21), que não fez indicações diretas para compor a comitiva que acompanhará o prefeito, Abilio Brunini (PL), em missão internacional aos Emirados Árabes e à China, entre os dias 25 de outubro e 10 de novembro. A viagem visa, segundo o Executivo municipal, buscar financiamento internacional para obras de mobilidade urbana e pavimentação na capital.

Segundo Paula, o convite partiu do próprio prefeito, mas ela recusou por conta das atribuições na presidência da Casa e da necessidade de se ausentar por um longo período. Mesmo assim, o convite foi mantido e oficializado pelo Executivo.

“O prefeito conversou comigo, fez o convite, eu disse que não tinha interesse, diante das minhas atribuições na Casa e seria muitos dias para me ausentar. Ele manteve o convite, oficializou e enviou. Fui procurada por Eduardo Magalhães, que manifestou o desejo de integrar a comissão, depois pelo Demilson. Não fui eu quem indiquei, eles que me procuraram e reforcei que precisaria de aprovação na Casa”, explicou Calil.

A presidente afirmou ainda que foi surpreendida por informações veiculadas na imprensa sobre uma possível desistência dos vereadores e que, ao confirmar com os próprios parlamentares, foi informada de que a viagem segue mantida.

“No sábado, vi através da imprensa quanto à possível desistência. Imediatamente conversei com os vereadores, que tinham que comunicar a desistência. Eles refutaram e disseram que a viagem estava de pé”, relatou.

Allan Mesquita/ GD

DANIEL MONTEIRO

Apesar da fala da presidente, o entendimento da missão não é unanimidade entre os vereadores. Daniel Monteiro (Republicanos) chegou a revelar que ouviu conversas de que seria o escolhido, por falar fluentemente o inglês, mas adiantou que recusaria e demonstrou ceticismo quanto ao real interesse econômico de investidores estrangeiros em projetos de infraestrutura de Cuiabá.

“Qual o interesse do outro lado? Qual o interesse econômico do chinês em investir em 10 mil quilômetros de asfaltos, viadutos… Eu não acho que são obras vultuosas o suficiente para atrair interesses e capital estrangeiro”, argumentou Monteiro.

A viagem internacional

O prefeito Abilio Brunini anunciou na última quinta-feira (16) que apresentará projetos de 6 viadutos e pavimentação em diversos bairros de Cuiabá durante a missão internacional. A proposta será levada a investidores dos Emirados Árabes Unidos, em um evento promovido pela Embaixada daquele país, que reunirá apenas 15 prefeitos brasileiros.

Segundo Abilio, o objetivo é buscar linhas de crédito com juros mais baixos do que os praticados no Brasil, voltadas ao desenvolvimento urbano sustentável.

“Cuiabá tem um grande potencial de crescimento e precisa de infraestrutura para acompanhar esse avanço. Vamos apresentar projetos para a construção de seis viadutos e pavimentação de diversos bairros. Os Emirados têm linhas de crédito com juros bem menores, e vamos buscar essas oportunidades para investir na cidade”, afirmou o prefeito.

Além do prefeito, participam da comitiva o secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Medeiros, e representantes da iniciativa privada. A viagem inclui agendas oficiais em Dubai, Xangai e Beijing, e pretende fortalecer parcerias voltadas à mobilidade e sustentabilidade urbana.

 

Relacionados

Comentarios

Compartilhar

spot_img

Politica

Newsletter

Subscribe to stay updated.