18 - quarta-feira, fevereiro, 2026
Anuncie aqui

Atacada por prefeito, ação de saúde já atendeu 400 mulheres na primeira semana

Fonte: Gazeta Digital, créditos da imagem: Otmar de Oliveira

Após o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), criticar a atuação da União em Várzea Grande ao afirmar que “espera que o governo mostre o que é ter uma gestão próxima do município” e que, até o momento, só teria visto “uma carreta”, o governo federal divulgou balanço da ação de saúde. Em sete dias de funcionamento, o programa Agora Tem Especialistas já realizou mais de 400 atendimentos no município.

A carreta da saúde da mulher está desde o dia 30 de janeiro em Várzea Grande, com consultas especializadas, mamografias, ultrassonografias pélvicas e transvaginal e até biópsias para diagnosticar precocemente câncer de mama e de colo de útero.

Na última semana, Abilio também apontou que as ações do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), principal instrumento do governo federal para repasse de recursos e execução de obras estruturantes nos municípios, têm se limitado a lançamentos e agendas de divulgação, sem a efetiva execução das obras prometidas.

“Cuiabá apresentou, no novo PAC, cerca de 38 projetos para conseguir captação de recursos do governo federal. Foram aprovados apenas quatro projetos para escolas. ‘Ah, mas o projeto foi mal elaborado’. Não, os projetos foram cedidos pelo governo federal. Eles davam os projetos; nós só protocolávamos as matrículas do local. Fizemos isso, apresentamos, e aprovaram quatro unidades. É só mídia”, disse o prefeito.

Em resposta, a União declarou que o Ministério da Saúde está investindo R$ 27,8 milhões na saúde de Cuiabá, com 67 novos empreendimentos do Novo PAC Saúde. Além disso, estão previstas 30 novas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para a capital do estado, cinco delas já entregues; 19 combos de equipamentos para cirurgias e para as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), além de um equipamento de alta tecnologia para exames de imagem.

Relacionados

Comentarios

Compartilhar

spot_img

Politica

Newsletter

Subscribe to stay updated.