Fonte: Gazeta Digital, créditos da imagem: Guarda Municipal
Dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP) mostram que o número de mortes no trânsito de Várzea Grande reduziu 24% entre 2022 a 2024. Conforme as estatísticas, no período de maio de 2022 a de maio de 2024, os óbitos passaram de 37 para 28. Outra importante retração foi o número de lesão corporal culposa no trânsito que saiu de 477 para 163, retração de 65%, no mesmo intervalo de comparação.
De acordo com o prefeito e pré-candidato à reeleição pelo Movimento VG Melhor, Kalil Baracat (MDB), esse resultado positivo deriva da ação ostensiva da Guarda Municipal. “Nesse caso específico do trânsito na cidade, as ações se dividem entre GM e secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana. Ambas focam nos três pilares da segurança viária: engenharia, educação e fiscalização”. Como destaca o emedebista, as notificações e o monitoramento são ações muitas vezes mal recebidas pela população.
“Mas os números demonstram que essa vigília constante traz resultado: Vidas estão sendo salvas. Não podemos ser coniventes com um trânsito que mata”, adverte o emedebista. Ainda conforme o relatório, os maiores índices de ocorrências, tanto de acidentes com vítimas fatais como de registros de ocorrências de acidentes sem vítimas, estão em bairros como Cristo Rei e no Centro.
Já em relação às ruas e avenidas, os maiores registros estão na Avenida da FEB, na Avenida Filinto Müller, na Avenida Júlio Campos, na Avenida Mário Andreazza, na Avenida Couto Magalhães, na Avenida Alzira Santana e na rodovia dos Imigrantes. O prefeito explica ainda que dentro do ‘tripé’ de ações, uma contribuição muito importante da atual gestão do MDB é o trabalho de pavimentação e revitalização de vias.
Tanto locais que receberam asfalto novo, quanto recape, tiveram ainda os trechos revitalizados com sinalização horizontal e vertical, ou seja, pintura, colocação de refletores (olhos de gatos) e placas.
“Superamos nossa meta de pavimentação. Eram 200 km em quatro anos e já em abril deste ano havíamos completado 250 km. Com relação ao recape, eram 150 km e já entregamos quase 200 km. Essa é uma ação que contribui, e muito, para uma melhor fluidez do tráfego, e consequentemente, para redução de acidentes, uma vez que a fixação de placas, pinturas e até mesmos dos radares, existem para chamar atenção do motorista em relação aos limites de velocidade e o respeito à faixa de pedestre. Outro ponto bastante importante nesta tríade é a iluminação pública de vias como a Mário Andreazza e a Estrada da Guarita, bem como a instalação ciclofaixas. Tudo isso colabora para um trânsito menos violento na nossa Várzea Grande”.